quinta-feira, 21 de maio de 2015

E NA IGREJA O QUE VAMOS USAR? BATERIA ELETRÔNICA OU ACÚSTICA?


Se tem algo que tira o sossego de pastores por todo o Brasil é o som alto, e na maioria esmagadora das vezes tudo começa com aquele “negócio cheio de tambores”, a bateria.
Tinha 6 anos de idade quando comecei a batucar na igreja ( início dos anos 90), nessa época a bateria era tida por muitos pastores e membros como algo do “demônio”. Enfim, essa época passou e hoje quase todas as igrejas tem uma bateria.
Mas, vamos voltar ao tema som alto:
 Por que eu disse que na maioria das vezes todo esse problema começa com a bateria? Eu explico!
O problema do som alto nas igrejas é algo interligado, e eu afirmo que começa na bateria pois é nítido que ela é o instrumento de maior intensidade sonora entre os mais usados em nossas igrejas.
Acompanhe o raciocínio, bateria sem redoma, baterista inexperiente ou experiente com problemas auditivos que toca muito alto, ao seu lado baixista que não consegue se ouvir e aumenta seu instrumento, do outro lado guitarrista que já tem problema de audição e que também aumenta seu instrumento, depois violão que aumenta também, teclado que aumenta também, vocais que aumentam também... BUUUMMM!
SOM EXTREMAMENTE ALTO! Tudo começou onde? Na Bateria!

 Começou então a onda da bateria eletrônica, essa onda são de baterias acessíveis mas com som muito ruim e isso faz até hoje bateristas ficarem perturbados com a possibilidade de uma dessas chegar em sua igreja. Eu já vi bateristas deixarem de tocar por causa de uma bateria eletrônica na igreja, entendo perfeitamente, o cara se esforça para comprar caixa, pedal, pratos e de repente aparece aquele negocio com som de vídeo game dos anos 80?
Por outro lado tem um pastor que quer melhorar a harmonia com os membros da igreja que reclamam do barulho causado não só pela bateria mas que é iniciado por ela.
Minha opinião final é:
Bateristas
- Busquem estudar e melhorar suas técnicas e trabalhar melhor suas dinâmicas. Lembre-se que você está ali na igreja para servir e não para um concerto pessoal.
- Se mesmo você sendo cuidadoso com volume o pastor disser que pensa em comprar uma bateria eletrônica, diga que aceita testar mas fale com brandura sobre as diferenças e respeite a opinião de sua liderança. Acate-a sem ressentimentos.

Pastores
- Antes de pensar em investir em material, invista em mão de obra, pague ou ajude a pagar aulas para seus músicos. Pode ser que eles só precisem disso para que o som melhore.
- antes de investir em uma bateria eletrônica, pense em outras opções como por exemplo uma redoma (aquário), você estará agradando “Gregos e Troianos”, na maioria das vezes sai mais barato do que comprar uma eletrônica que não tem tanta qualidade como se supõe. Se não houver essa possibilidade por falta de espaço na igreja ou outro motivo estrutural, busque investir em uma bateria de qualidade, leve seus músicos para testarem antes de qualquer finalização. A opinião deles é importante.


Gente, forte abraço, espero ter ajudado.

Dieguito Silveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário