sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cabos, quão importante eles são!


Neste blog estamos sempre falando sobre coisas pertinentes ao som nas igrejas e vez ou outra o nome dele é citado, hoje quero dar uma atenção especial para eles, os cabos.
Os cabos são como se fossem as veias do corpo humano que fazem o sangue se movimentar e dão vida ao nosso corpo, eles são muito importantes em um sistema de som, mas na maioria das vezes, o que vemos em nossas igrejas são cabos de péssima qualidade, “emaranhados”, jogados, pisados e tratados de qualquer jeito. Isso é uma realidade em grande parte das igrejas que conheço, se na sua não é assim, você é um grande felizardo no meio de uma multidão.
Os erros normalmente começam na compra, quando se adquire um cabo de má qualidade ou que não é especifico para aquela aplicação. Já vi coisas absurdas como usar um cabo de extensões de energia doméstico num P.A de uma igreja, ou cenas como diversas emendas num cabo de 20 metros usado em caixas numa igreja em que prestei serviço.
Gente, com relação aos cabos temos que ter o maior cuidado, o cabo usado para microfones e instrumentos musicais tem uma característica - estéreo bobina 20 a partir de 10 metros, bobina 30 -, o cabo usado para caixas de P.A e amplificadores outra característica - cabos para esses tipos de equipamentos são PP revestidos a partir de 2,0 mm -.
O negócio está tão banalizado que eu já vi ligações feitas com cabos de telefone!
Queridos, não é assim que funciona, cada cabo tem sua aplicação, assim como cada remédio ajuda na cura de uma doença especifica.
Outra coisa importante é a qualidade dos cabos, se o cabo for ruim a qualidade do sinal e a durabilidade vão te deixar na mão.
Se você trabalha com um material de qualidade, a possibilidade de um eventual problema fica reduzida, se não, o problema vira uma constante e seu trabalho fica prejudicado.
Com relação aos cuidados, eu sempre falo que devemos ensinar em amor aos nossos companheiros músicos e cantores como lidar com os cabos (forma de dobrar, não pisar, não dar nó).
Me lembro de uma vez em que num evento com um ministério de louvor, os backings vocals usavam microfones com fio e sem pedestal. Certa hora, o microfone de uma irmã deixou de enviar sinal e eu fui verificar o que tinha acontecido, quando chequei para ver o plug nas duas extremidades estavam tudo ok, mas ao verificar a extensão do cabo, vi um amassado que me deu calafrios. A querida irmã tinha pisado com o seu salto alto de uma forma que inutilizou o cabo temporariamente.
Então, se você lida com backings vocals que não cantam com pedestal, ensine que eles devem ter cuidado para não pisar ou puxar os cabos.

Agradecemos a sua visita ao nosso blog e forte abraço a todos.

Dieguito Silveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário