quarta-feira, 11 de março de 2015

Músicos X Operadores. Por que a Guerra?


Quero tratar sobre um assunto que vai levantar polêmica. Uma verdadeira guerra, que ocorre todos os dias em diversas igrejas espalhadas pelo nosso Brasil: a guerra entre músicos e operadores de som.
Eu posso falar com propriedade dos dois lados pois sou músico e operador, por isso, vou trazer à tona coisas que todo mundo tenta esconder, mas como falei há algumas pessoas desde que abri o blog: eu vim para tornar nítido o que muitos querem que permaneça oculto no som de nossas igrejas.
Assuntos como esse devem falados, pois, passa-se o tempo e nunca se conversa abertamente sobre isso e a cada dia esse silencio gera desconforto de ambas as partes.
Começo falando sobre os músicos, pois foi onde também comecei. Sou radical com relação a operadores de som, para mim todo mundo que opera som deve tocar alguma coisa! Facilita de mais!
Mas voltando aos músicos...
O que mais me irrita nessa relação é a falta de CONFIANÇA dos músicos para com o operador, eles acham que a pessoa que está na mesa quer “mafiar” o som para prejudicar o músico. CRIANCICE! VÊ SE CRESCE!
Qual o operador não quer o som redondinho e que se consiga ouvir tudo bem nítido?
Quero lembrar que nítido não é ALTO!  O que acontece, é uma guerra de volumes de ambas as partes. Como? Eu explico: O músico vai passar o som e deixar o volume 20% do total, se o operador for iniciante ele cai nessa fácil, ele faz a passagem do som (isso quando se faz) e o volume está legal, porém, a maioria dos músicos nunca ficam satisfeitos, então, eles usam aqueles 80% restantes para dar destaque a seu próprio instrumento.
O que acontece?
Se o operador for iniciante, ele fica sem saber o que fazer, pois por mais que ele abaixe o volume sempre estará alto, todavia se o operador for esperto, ele checa o volume de perto na passagem do som e não corre esse risco. Senhores músicos, só um lembrete: - na mesa temos várias opções para que seu som possa ser reduzido ao nível desejado portanto, RELAXA E TOCA! FAÇA SUA PARTE E DEIXE - NOS FAZER A NOSSA!
Já operei para alguns músicos que usavam fone como retorno e a cena sempre se repetia, tiravam o fone do ouvido constantemente na hora do louvor. Um dia, perguntei por que fazia isso e veio a pérola de resposta:
- Eu quero saber se está saindo no P.A!
Contei até 10 e perguntei:
- Você está tocando para Deus ou para aparecer?
Meu irmão, se você toca usando fone como retorno, coloque em sua cabeça que seu trabalho é tocar, se o som está saindo lá fora ou não, é problema do operador, se não estiver saindo e alguém disser que não deu para ouvir o solo da sua guitarra, bola pra frente querido! Ore pelo operador para que melhore em seus conhecimentos sobre áudio e assim ele cresça, não vá bater boca ou ser irônico, faça sua parte!
          
Se o seu retorno é um amplificador, vamos lembrar para quem já sabe e ensinar para quem não sabe, cubos são caixas de referência e não caixas de P.A, não transforme sua caixa de guitarra ou de baixo numa caixa de P.A ou de Subwoofer.
Lembre-se que você está tocando com outras pessoas! Lembrando que o potenciômetro do seu instrumento aumenta, mas por incrível que pareça também REDUZ o volume. Não se esqueça disso! Seu volume não é uma estrada sem volta, é uma passagem de ida e volta como uma viagem de avião. Portanto, aumentou o volume para um solo, após o mesmo retorne o volume ao nível em que se encontrava o mesmo.
Nunca vou me esquecer a primeira vez em que estive (2010) na Igreja Verbo da Vida de Vila Matilde em São Paulo-SP, pastoreada pelo querido Pastor Eliezer Rodrigues.
O templo na época era muito pequeno, bem estreito e para minha surpresa, no altar havia caixa de baixo, de guitarra, de teclado, bateria sem redoma e mais um monte de caixas de retorno para os vocais, na hora eu pensei que devia ser uma barulheira, para minha surpresa quando fui assistir ao ensaio do grupo de música eu ouvi um som do céu, tudo muito tranquilo e nítido, dava para ouvir tudo bem direitinho. Nunca vou me esquecer disso!
Portanto meus queridos músicos, vamos pensar no músico ao lado, vamos levar em conta as pessoas da igreja, ajude o operador para que ele possa fazer o melhor som possível para a igreja, que é quem vai receber a mensagem musical que você está transmitindo, dê esse voto de confiança para que ele trabalhe mais tranquilo.
Aos operadores só existe uma bronca a ser dada: ESTUDA SEU “MININU”! Busque sempre melhorar e entender a linguagem musical para que o som saia equilibrado, você deve lembrar que um som agradável atrai mais pessoas a igreja e o seu ministério vai ser realizado com excelência. Seja paciente com músicos e vocais, você não é ninguém sem eles, busque sempre a paz com todos e você colherá os frutos.
É isso meus queridos! Nada de guerra, somos da paz. Andemos em harmonia uns com os outros, pois nosso objetivo é um só: um som agradável que seja de impacto positivo aos ouvintes.
Um forte abraço a todos e obrigado por mais essa visita ao nosso blog.
Dieguito Silveira


2 comentários:

  1. Com certeza meu jovem, passo por isso direto vida de operador é musico e complicado mais um dia isso vai melhorar,~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso entre na cabeça das pessoas: precisamos uns dos outros. abração João valeu pela força

      Excluir