terça-feira, 7 de abril de 2015

Um grande dilêma, A passagem de som!

Todo culto a cena se repete para nós técnicos e operadores de som: chegamos cedo, ligamos o som, checamos a pilha ou bateria do microfone do pastor, se os cabos estão funcionando direito, etc...
 Pronto! Terminamos! Mas cadê o pessoal que toca e canta para passar o som??? Eis a questão. A turma de música sempre chega em cima da hora e como um “furacão” arrasa tudo o que vê pela frente, o resultado é sempre o mesmo, microfonias, volumes altos, som desagradável para todos e coisas bem piores.
O irmão que cuida do som tenta de todo jeito fazer tudo organizado mas sem uma boa passagem nada melhora.
É assim na grande maioria esmagadora das igrejas espalhadas pelo nosso Brasil.
Sem mais delongas, vou postar aqui conselhos e dicas para que haja uma boa passagem de som, e como se deve proceder para que a mesma traga bons resultados para a sua igreja.



Aos músicos:
- Chegue pelo menos 1 hora antes do culto ou evento começar.
A passagem de som precisa de tempo e o tempo corre, cada minuto é importante para o sucesso do evento.
- Depois que seu instrumento estiver plugado, aguarde o operador dar a liberação para que você o teste. Procure não atrapalhar a passagem de som dos seus companheiros tocando desenfreadamente, faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você.
- Não seja mentiroso. Como assim Dieguito? Mentiroso? É Isso mesmo!
Não seja mentiroso quando você passa um volume, mas na verdade já planeja aumentar seu instrumento no decorrer do louvor, enganando ao operador.
Lembre-se: Deus está vendo você aumentar o volume depois que passou o som!
Aos cantores:
- A mesma coisa com relação ao horário. Chegue pelo menos 40 minutos antes.
- Passe seu microfone Cantando e não dizendo: oi, som, teste, gloria a Deus. Você irá cantar e não falar no microfone!

É necessário que você cante para que o operador equalize e dê ou tire volume em seu monitor (retorno). Escolha uma canção adequada a sua voz e cante pra valer mesmo, não fique sussurrando se você vai cantar alto.
- Seja sincero! Se você não diz ao operador a verdade, fica difícil ajuda-lo.
Diga ao operador se você realmente está se ouvindo bem, diga a ele se está tudo OK, se fizer isso não terá motivos para dizer: -  eu não estava me ouvindo! Esse rapaz do som não sabe de nada!
 É melhor você dizer a ele o que está acontecendo, ok?
- Ande em amor com o operador! Tenha paciência! Até mesmo profissionais precisam de tempo para deixar tudo pronto. Lembre-se disso!
Vou explanar aqui o passo a passo de como trabalho no meu dia a dia fazendo uma passagem de som.
 Não estou falando que o meu jeito é o certo, mas durante esses anos nunca deixou de funcionar.
 Vamos lá. Digamos que todo mundo chegou no horário, está tudo ligado e plugado e temos tempo suficiente para fazer a passagem de som:

Passo 1:  Passamos voz a voz começando pelos “backings” vocais indo até o vocal lead.
Lembrando: passe o microfone cantando. Cheque se todos estão se ouvindo bem, um a um.
Passo 2: Passe todos os microfones ao mesmo tempo. Peça ao grupo que cante uma canção em que você possa ouvir todas as divisões de voz ou todos cantando juntos. Ao final, pergunte a eles se está tudo ok.
Passo 3: Passe todos os instrumentos um a um checando volumes de P.A e retornos. Entre em acordo com relação aos ganhos e estabeleça limites.
Passo 4: Faça a banda tocar junto e equilibre os volumes. Peça para que toquem uma música bem pra cima, e aproveite para checar se o volume do som.
Passo 5: Passe as vozes e os instrumentos juntos. Nesse passo você estará com o som bem encaminhado, faça poucos ajustes, na maioria deles voltados para os retornos. Ao final, pergunte a todos se está tudo ok e finalize.

Pronto. É assim que tenho feito sempre e graças a God, sempre dá certo. Sejam abençoados na prática da palavra de Deus e das nossas dicas. 
Obrigado por sua visita. Volte sempre ao nosso blog!!

Dieguito Silveira
Técnico de som da DSB Musical 







Nenhum comentário:

Postar um comentário